sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Biodiesel

Hoje trago um episódio bastante caricato que como não podia deixar de ser, se passou neste jardim à beira mar plantado, mais concretamente na freguesia da Ericeira, no concelho de Mafra. Pelo que me pareceu aquando a sua entrevista na TSF, tratou-se do honesto e empreendedor presidente da junta de freguesia da Ericeira que resolveu aproveitar, com um programa de recolha porta – a – porta bastante eficaz, os óleos alimentares, transformando-os em biodiesel para os utilizar nos próprios carros do lixo. Até aqui e pelo que já leram, parece uma ideia sensacional! O problema começa agora…! A dita junta de freguesia foi multada no valor de 7000 euros! Poderão alguns leitores pensar que não se trata de um tão grande valor! Mas sabendo que o orçamento fornecido pelo estado para a dita junta é de apenas 55 000 euros, vemos que se trata de uma multa que ronda aproximadamente os 13% do valor total! Como é lógico esta multa não veio por obra e graça do espírito santo…A “boa e honesta” Direcção-Geral de Finanças do Ministério da Economia e a Direcção-Geral de Alfândegas informaram-no de que necessitava de legalizar a produção de biodiesel. Como seria de esperar e como honesto cavalheiro que é, o presidente da junta fez todos os esforços para se legalizar e depois de ter preenchido uma série de requisitos, ficou muito espantado ao deparar que a quota de produção estava esgotada! Ou seja, mesmo que cumpra todas as normas de segurança requeridas para a produção deste combustível alternativo, é impossível que a produza de uma forma legal, uma vez que só é permitido produzir em Portugal determinada quantidade de litros de biodiesel! Este episódio lembra-me por momentos a polémica que ocorreu há uns tempos com as cotas de leite produzidos em Portugal! Será possível que este país “impeça” os agricultores de produzirem leite e depois importarem-no de Espanha ou outros países? Não entendem que assim o dinheiro “sai para fora” do país? Enfim…
Voltando ao assunto dos biocombustíveis….
Após esta tentativa frustrada da legalização da produção, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) multou a junta de freguesia em sete mil euros por lesar o Estado, ao deixar de comprar combustíveis fósseis, porque ao não os comprar, o Estado não arrecadaria a percentagem de 50 por cento. Digo-vos que esta pseudo – polícia, chamemos-lhe assim, tem o seu “quê” de valor! Mas também por vezes faz cumprir regras que só visto… Peço desculpa, mas mais uma vez tenho que fazer aqui um pequenino aparte! Onde é que já se viu… e isto não é uma pergunta retórica!... Onde é que já se viu um país onde se exija o fim do uso de colheres de pau (e sinceramente com toda a legitimidade, uma vez que a madeira humedecida é um local bastante agradável para a “procriação de bactérias”) em todos os locais de venda de alimentos ao público como por exemplo restaurantes, cafés e bares, excepto e repito excepto nos conventos onde se fabricam doces como as famosas barrigas de freira que o nosso Presidente da República tanto gosta e que vão ser vendidas ao público! Ah…! Claro…como é que não pensei nisso! Convento…convento, santo… santo, benzido…benzido, livre de bactérias! Oh… Estou a ficar muito pouco perspicaz… Mais uma vez digo... Enfim...!
Bem...voltando mais uma vez ao assunto principal… O herói desta história acabou por não pagar a multa, que está a acumular e juros ao dia! Espero que não dê para o torto! Acaba também por perguntar se o carro que a junta de freguesia possui movido totalmente a energia solar, vai ser objecto de multa! Seria de facto hilariante! O que ainda me falta referir, e que acho que é o que mais há para louvar, é o facto do gasóleo com que deveriam abastecer os camiões do lixo é fornecido gratuitamente! Isso mesmo, gratuitamente! Ajudar o ambiente “por amor à camisola”… Dá que pensar…outro qualquer pensaria: Eh lá…! Gasóleo de graça? Polui? Ai sim…? Oh mulher…hoje levo a BMW e atesto à custa da câmara! Depois disto eu digo: Bem-haja Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Ericeira pela sua iniciativa!
Não se devem ter apercebido…mas temos aqui uma situação deveras paradoxal. Aqui há uns tempos havia aí uma campanha para a instalação de painéis solares, na tentativa de minimizar os consumos energéticos das famílias portuguesas! Maravilha! Claro que não vou referir o facto de no princípio do programa apenas uma ou duas empresas estarem devidamente licenciadas para produzir os painéis! Se não tivessem entrado os media ao barulho, talvez ainda estivessem essas mesmas duas empresas a arrecadar uns chorudos milhões…Isso daria pano para mangas…
O engraçado é ver a facilidade com que o estado não aumenta as cotas de produção de biodiesel concomitantemente que multa um indivíduo que tenta evitar alguma poluição as suas próprias custas!
Já agora…Vale a pena pensar nisso!

1 comentário:

  1. para quando uma actualização? não diga que não se passa nada neste mundo tão grande....

    ResponderEliminar